Detalhes da Obra “O Jardim das Delícias Terrenas” (ca.1500) de Bosch


Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).

Em 2017, uma obra de mais de 500 anos do artista Hieronymus Bosch (c.1450— 9 de agosto de 1516) fez uma aparição especial no segundo episódio da terceira temporada do excelente drama policial “Bosch” (2015-) do Amazon Studios—série de TV inspirada nos romances policiais de Michael Connelly. Na série, um pequeno detalhe da pintura é usado numa tentativa de incriminar Hieronymus “Harry” Bosch, o detetive da polícia de Los Angeles e protagonista da série, por um assassinato que, claro, ele não cometeu.

O detetive compartilha seu nome, Hieronymus Bosch, com o pseudônimo do famoso pintor e gravador holandês Jeroen van Aeken dos séculos 15 e 16, autor da famosa e perturbadora obra “O Jardim das Delícias Terrenas”. Os trabalhos do artista, frequentemente retratavam cenas de pecado e tentação—dois elementos também bastante comuns em dramas policiais.

Foi provavelmente em 2016 que o site Public Domain Review publicou um artigo descrevendo alguns detalhes de “O Jardim das Delícias Terrenas” em comemoração aos 500 anos de morte do artista Hieronymus Bosch. Para os fans da série “Bosh” que, assim como nós, não conheciam o artista de 500 anos atrás e nem mesmo a sua obra mais famosa, resolvemos traduzir e publicar o texto assim como alguns detalhes da pintura. Assim, segue abaixo o texto “Detalhes da Obra O Jardim das Delícias Terrenas” do site Public Domain Review.

֎

Pintado em algum momento entre 1490 e 1510, O Jardim dos Delícias Terrenas talvez seja uma das obras mais ambiciosas de Hieronymus Bosch. Formado por três paineis em um total de quase quatro metros de comprimento, o tríptico é uma obra estonteantemente detalhada e deliciosamente surreal, e de possíveis significados que têm mantido estudiosos ocupados por séculos.

O painel esquerdo—às vezes chamado de A União de Adão e Eva—abriga uma cena paradisíaca como a do Jardim do Éden, bem provavelmente como o momento no qual Deus apresenta Eva a Adão. Embora seja claro que a cena tem suas raízes na estória bíblica, a visão particular de Bosch—com animais estranhos, o olhar quase luxurioso de Adão—é diferente de qualquer outra representação na história da arte ocidental. O painel do meio, o maior dos três, parece ser uma continuação do “primeiro” (o tríptico foi mais provavelmente planejado para ser lido da esquerda para a direita), com suas linhas do horizonte se correspondendo. Os cenários também se assemelham, embora o painel do meio seja bastante diferente em tom. Aqui a cena é de uma brincadeira desenfreada, a paisagem repleta de figuras nuas junto a vários animais superdimensionados, plantas e frutos enormes—uma mistura do real e do fantástico. Com tantas figuras nuas e saltitantes, há no painel um elemento erótico incontestável, porém atravessado por um sentimento de inocência. Segundo Wilhelm Fraenger, um estudioso de Bosch, este eroticismo é de significado ambíguo, sendo simultaneamente uma alegoria de transição espiritual e uma área de recreação da corrupção. Cromaticamente, o painel da direita difere marcadamente dos outros e é claramente uma representação do Inferno, um cenário familiar para as obras de Bosch. E ele não se segura. A cena mostra imagens esquisitas e atemorizantes: orelhas gigantes empunhando facas, pássaros monstros comedores de homem, investidas indesejadas de uma freira suína, e em uma cena escandalosamente marcante, um gigante monstro rosa cantando de uma partitura escrita em um traseiro humano. (Escute a música do traseiro humano clicando aqui.)

Painéis exteriores do tríptico. (Fonte: Public Domain Review)

Fechando os painéis esquerdo e direito são revelados os painéis exteriores da obra: que quase certamente é a representação da criação do mundo. A pequena figura de Deus pode ser vista no canto esquerdo superior, e acima dele está inscrita uma citação do Salmo 33—Ipse dixit, et facta sunt: ipse mandāvit, et creāta sunt—Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo surgiu.

֎


Painel Esquerdo

Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).

Deus apresenta Eva a Adão. Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review). 

Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).

Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).

Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).

Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).

Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).

Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).

Painel do Meio

Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).

Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).

Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).

Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).

Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).

Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).

Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).

Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).

Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).

Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).

Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).

Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).

Painel Direito

Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).

Orelhas armadas com uma faca. Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).

Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).

Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).

Pássaro monstro comedor de homem. Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).

Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).

"Gigante monstro rosa cantando de uma partitura escrita em um traseiro humano". Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review). 

Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).

Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).

"Investidas indesejadas de uma freira suína". Detalhe da Obra O Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).


A técnica usada na obra é óleo sobre madeira, com as dimensões de 220×389, e hoje ela se encontra no Museu do Prado em Madri—clique aqui para dar uma olhada em algumas outras obras de Hieronymus Bosch disponíveis no site do museu espanhol.

Fontes: Fan FestWikipédiaFandom.

c&p

Detalhe da Obra o Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (Fonte: Public Domain Review).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

('Trollagens' e comentários desrespeitosos e ofensivos não serão publicados):