As Primeiras Fotografias da Cidade de Jerusalém (1844)


Estas primeiras fotografias de Jerusalem foram tiradas em 1844 pelo fotógrafo e desenhista Joseph-Philibert Girault de Prangey (1804–1892), que trabalhou bastante no Oriente Médio. Shooting Films. (Imagem: Reprodução/Internet)

Rose Eveleth, em um artigo publicado na Smithsonian Mag em 23 de janeiro de 2014, diz que “provavelmente, milhões de fotografias de Jerusalém foram tiradas desde 1844,” e que as estas “fotos embaçadas foram as primeiras” delas—feitas há 170 anos atrás, em 1844.

Rose Eveleth continua:
“Poucos lugares do mundo são tão venerados, disputados e lembrados como Jerusalém. Por milênios muitas pessoas têm feito peregrinações àquela cidade, frequentemente através de grandes despesas e de grandes riscos. Então imagine por um segundo como, naquela época, teria sido ouvir sobre esta cidade santa desde a mais tenra idade, e depois ver as primeiras fotografias feitas daquele mesmo lugar”.

Em 1844, Jerusalém era uma pequena cidade com uma população de 15 mil habitantes e parte da periferia do Império Otomano. Shooting Films. (Imagem: Reprodução/Internet)

Surpreendentemente, as fotografias de Joseph-Philibert Girault de Prangey foram descobertas apenas na década de 1920 em um depósito de sua propriedade e só se tornaram conhecidas 80 anos mais tarde. Shooting Films. (Imagem: Reprodução/Internet)

Girault de Prangey estudou pintura em Paris na École des Beaux-Arts e em 1841 ele aprendeu a daguerreotipia, possivelmente do próprio Louis Daguerre ou de Hippolyte Bayard. Wikipedia (Imagem: Reprodução/Internet)

Girault de Prangey se interessava profundamente pela arquitetura do Oriente Médio, e também visitou a Itália e os países do Mediterrâneo Oriental entre 1841 e 1844, produzindo mais de 900 daguerreótipos de vistas arquiteturais, de paisagens e retratos. Wikipedia (Imagem: Reprodução/Internet)

Joseph-Philibert Girault de Prangey (1804-1892), Autoretrto 1841. (Imagem: Wikimedia Comons).


c&p


Um comentário:

('Trollagens' e comentários desrespeitosos e ofensivos não serão publicados):