Morre Shirley Temple: Ex Estrela Mirim e Embaixadora Americana



Shirley Temple Black, lendária estrela mirim e ex-embaixadora americana na República do Gana e na antiga Tchecoslováquia morre aos 85 anos no dia 10 de fevereiro deste ano, na Califórnia.

Shirley Temple nasceu em 1928 em Santa Mônica na Califórnia, e começou sua carreira cinematográfica quando tinha apenas 3 anos de idade, em 1932, tornando-se atriz de sucesso internacional em 1934 com o filme Bright Eyes. Shirley ficou conhecida também pelo seu talento na dança, a qual sempre tinha destaque em seus filmes que mostravam ela em ótimas cenas de sapateado. Os primeiros filmes de Shirley Temple tentavam levar alegria ao povo Americano na época da grande depressão econômica, filmes que tiveram grande sucesso de bilheteria.

Eleanor Roosevelt and Shirley Temple,
em foto autografada por Shirley para a Primeira Dama.

O Presidente Franklin Delano Roosevelt a chamou de Little Miss Miracle (Senhorita Milagre) por ela ter levantado a moral do público Americano durante aquela fase de grandes difilcudades econômicas, chegando ao ponto de declarar que, "enquanto nosso país tiver Shirley Temple, nós estaremos bem".



O número musical de canto e dança da música "On the Good Ship Lollipop" (em traducao literal, "A Bordo da Boa Nave Pirulito") do filme de Bright Eyes de 1934, lhe levou a receber o Prêmio Especial da Academia de "Persalidade de Destaque de 1934". E em 1940, Shirley já tinha atuado em 43 filmes.

O filme The Little Colonel  (“O Pequeno Coronel”) contém uma das mais famosas cenas de dança de Shirley Temple, na qual ela contracena com o lendário sapateador Bill “Bojangles” Robinson, o Mister Bojangles, que mostra ele ensinando a Shirley a sua dança-assinatura, a dança da escada. Assista a cena no vídeo abaixo.


E depois da fama como atriz, Shirley viria a ser reconhecida por sua carreira na área política.

Em 1967, após anos afastada de Hollywood e tendo atuado em algumas produções para a televisão, Shirley tentou enveredar na carreira política se afiliando ao Partido Republicano. Naquele ano ela se candidata a uma vaga para um dos distritos congressionais da Califórnia, mas perde. No entanto, dois anos depois ela foi nomeada pelo Presidente Richard Nixon como representante americana na 24a. Assembléia das Nações Unidas (de setembro a dezembro de 1969). Seguiu-se uma nomeação do Presidente Gerald R. Ford para que ela se tornasse embaixadora americana na República do Gana, onde serviu de 1974 a 1976. Em 1976 ela se torna a primeira mulher a servir como Chefe de Protocolo dos EUA, tendo sido neste cargo a reponsável pela organização dos eventos de posse do Presidente Jimmy Carter.

Shirley Temple em 1990

Alguns anos mais tarde, Shirley é nomeada Embaixadora dos Estados Unidos na antiga Tchecoslováquia, nomeação esta feita pelo Presidente President George H. W. Bush (pai), onde serviu de 1989 a 1992.

De acordo com a ABC News, Shirley Temple deixa 3 filhos, uma neta e duas bisnetas.

c&p



Nenhum comentário:

Postar um comentário

('Trollagens' e comentários desrespeitosos e ofensivos não serão publicados):